Fiz um exame do rim que constatou um angiomiolipoma. O que fazer?

Está é uma pergunta muito frequente no consultório de um Urologista. Frequentemente recebemos pacientes preocupados com o resultado em um exame de imagem descrevendo a presença de um angiomiolipoma renal.

O angiomiolipoma renal é um tumor benigno formado por células de gordura, musculo e vasos sanguíneos. As causas nem sempre são encontradas, entretanto algumas síndromes como a esclerose tuberosa estão associadas a esse tipo de tumor.

O angiomiolipoma renal normalmente é encontrado em exames de rotina – ultrassonografia do abdome, tomografia abdominal ou ressonância magnética. Este tumor inicialmente não provoca sintomas, entretanto ele pode crescer e, em casos de nódulos com dimensões maiores de que 4cm podem ocorrer sangramentos espontâneos. Quando isto acontece o paciente pode apresentar quadros de dor lombar forte, tontura, quedas de pressão arterial. Frente a estes sintomas o ideal é que procure um pronto socorro rapidamente.

Os melhores exames para se definir o tamanho, localização e correlação com órgãos adjacentes são a tomografia computadorizada de abdome ou a ressonância magnética de abdome, ambos necessariamente realizados com injeção de  contraste endovenoso.

Para tumores menores que 4 cm sabemos que o risco de complicações muito baixa, e normalmente não indicamos tratamento. Opta-se por fazer o seguimento com exames de imagem seriados para observar um possível crescimento. Já para nódulos maiores que 4 centímetros a cirurgia para remoção do tumor está indicada.

A cirurgia consiste em remoção apenas do angiomiolipoma com a preservação de toda a parte do rim sadio. Chamamos este procedimento de Nefrectomia parcial, que pode ser realizada pela técnica laparoscópica ou robótica, com boas taxas de sucesso e cura.