Quais são as causas de sangue na urina?

A presença de sangue na urina, que em termos médicos chamamos de hematúria, pode ser decorrente de diversas doenças, benignas ou malignas. Abaixo vamos citar as principais causas de sangue na urina e o que precisamos fazer para diagnosticar e tratar.

  1. Infeção Urinária – A causa mais comum de sangue na urina são infecções do trato urinário. A infecção urinaria pode deixar o tecido que recobre o trato urinário sensível (urotélio), podendo provocar sangramentos. O exame de urocultura é necessário para se diagnosticar a infecção e fazer o tratamento com o antibiótico correto através do resultado do antibiograma, que vem junto com o resultado da cultura da urina. Nestes casos o sangue na urina costuma apresentar um curso limitado, com      resolução do quadro após o tratamento da infecção.
  • Cálculos do trato urinário- Os cálculos do trato urinário também são importantes causas de sangue na urina. Tanto os Cálculos renais, quanto os encontrados no ureter ou na bexiga são possíveis causadores de sangramentos. A presença dos cálculos promove uma reação inflamatória do urotélio que o deixa mais suscetível a sangramentos. Outro fator também é a migração dos cálculos ao longo do trato urinário, que podem provocar pequenos machucados no urotélio e com isso sangramentos. Normalmente estes sangramentos são autolimitados, e com a retirada dos cálculos isto para de acontecer. O exame ideal para se detectar cálculos ao longo do trato urinário é uma Tomografia de Abdome e Pelve sem contraste.
  • Hiperplasia benigna da próstata-  A próstata é um órgão muito bem vascularizado, com diversas artérias e veias irrigando em todas as localidades. Com o crescimento benigno da próstata, essa vascularização também aumenta, podendo ocorrer o sangramento de algumas veias da próstata sem uma causa bem definida. Na maioria das vezes este sangramento dura poucos dias e não é de grande quantidade, entretanto em alguns casos o sangramento não cessa espontaneamente e são necessários pequenos procedimentos de irrigação vesical para resolução do quadro ou até mesmo cirurgia. Por isso homens que já apresentam o crescimento da próstata e iniciam um quadro de sangue na urina devem sempre procurar seu urologista.
  • Câncer do trato urinário- Uma das características dos tumores de rim e bexiga é promover a proliferação de novos vasos sanguíneos, de uma maneira desordenada e errática. Estes novos vasos sanguíneos em contato com o urotélio causam pequenos e constantes sangramentos, por isso que um dos sintomas mais comuns dos tumores de bexiga é o sangue na urina. Já no caso dos tumores de rim, apenas os localizados próximo ou invadindo o trato urinário(urotélio) são os que causam sangramentos na urina. O melhor exame para diagnostico destes tipos de tumor é a Urotomografia, ou seja, uma tomografia que realizará exames sem e com contraste, visando avaliar todo o trato urinário e encontrar possíveis alterações na anatomia. Depois do diagnóstico o tratamento vai depender de qual tumor foi detectado, de sua localização e agressividade.

O  sangue na urina pode não ser causado por doenças propriamente ditas. Alguns tipos de atividades físicas, relação sexual ou alterações anatômicas benignas podem provocar este quadro. De qualquer maneira um exame físico realizado por especialista e avaliação imagiológica de qualidade devem ser realizados para descartar quaisquer patologias que devam ser tratadas.

Compartilhe: